sexta-feira, 17 de julho de 2009

9ª Oficina GESTAR II

Registro da 9ª oficina

Estudo das unidades 15 e 16 da TP4

A nona oficina aconteceu no dia 04/07/09 na Biblioteca da Unidade Escolar Liberalina Paes Landim, trabalhamos as unidades 15 e 16 da TP4 com o tema “mergulho no texto / A produção textual – crenças, teorias e fazeres. Para dar início assistimos o vídeo “O sabor e o saber”, onde o mesmo consta vários depoimentos de pensadores e professores sobre o método de ensinar e aprender, os professores observaram o vídeo com entusiasmo e em seguida fizeram vários comentários relacionando ao mesmo. Dando continuidade aos trabalhos, realizamos a leitura do texto “por que meu aluno não lê”, (ampliando nossas referências, p. 147 e 148 da TP4) onde todos acompanharam a leitura, participaram e refletiram sobre as idéias discutidas no texto.
Na sequência foi o momento da transposição didática, onde os professores relataram como se deu a sua prática em sala de aula, houve muita troca de experiência, como também muitas sugestões de atividades.
Para dar continuidade, os professores reuniram-se em grupos para desenvolver a oficina 8 da unidade 16 da TP 4, onde os mesmos desenvolveram atividades de interpretação e produção de textos baseados em imagens de um anúncio de jornal. Houve muitas sugestões, as quais os professores irão trabalhar em sala de aula. Para finalizar, os professores relataram oralmente o dia de trabalho, onde houve crítica, elogios e sugestões. A formadora finalizou a oficina com a apresentação das próximas unidades da TP 5, dando ênfase aos conceitos que possam representar algum problema de compreensão durante o estudo individual.


São João do Piauí – PI, 09 de julho de 2009.




Maria de Jesus da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário