quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Registro da 11ª Oficina- Gestar II

Registro da 11ª oficina 10/08/09
Estudo das unidades 17 e 18 da TP 5.

O décimo primeiro encontro do Gestar II aconteceu no dia 10/08/09 na Biblioteca da Unidade Escolar Liberalina Paes Landim, onde foi discutido as unidades 17 e 18 da TP 5 com o tema “A tessitura do texto” nos aspectos de construção de sua coerência”. Iniciamos o dia com uma mensagem de otimismo “sugestões para ser feliz”, com o objetivo de fazer o professor refletir com relação suas atitudes no dia a dia. Para refletir um pouco mais sobre a questão do ler, escrever e interpretar, realizou-se a leitura e discussão do texto “ler e escrever: desafios a interação social”, o mesmo nos traz uma reflexão onde ler e escrever são processos complexos e a aprendizagem desses conhecimentos é longa e, às vezes, lenta; para tanto, faz-se necessário uma permanente reflexão sobre os pressupostos teóricos, metodológicos que embasam essas práticas escolares. Na sequência foi o momento em que os professores relataram as suas experiências, demonstrando como e quais atividades desenvolveram com os seus alunos em sala de aula. Houve muitas sugestões de atividades para trabalhar o tema proposto. Em seguida realizamos uma dinâmica com gravuras para percebermos que conseguimos “montar o quebra-cabeça” das significações textuais completando com nossos conhecimentos, lacunas que os textos vão deixando e desenvolvendo habilidades importantes para construção da coerência textual. Para dar continuidade, os professores reuniram-se em grupos para desenvolver a oficina 9 da unidade 18 p. 253, 254 e 255 da TP 5, onde os mesmos poderam refletir sobre como as relações harmoniosas entre as partes garantem sua coerência, sua compreensão, como também de que forma os modos e os elementos estão ligados entre si, objetivando a solidariedade entre as partes, caracterizam a coerência na relação entre textos verbais e não-verbais. Houve a troca de sugestões de como desenvolver essas atividades em sala de aula. Para finalizar, os professores avaliaram oralmente o dia de estudo, e a formadora questionou sobre o tema da próxima oficina que trata da coesão textual e a construção lógica dos textos.


Maria de Jesus da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário