quinta-feira, 25 de junho de 2009

MEMORIAL

1ª Oficina Introdutória


Dia 16/03/09 acontece a 1ª oficina introdutória com os professores de Língua Portuguesa, no auditório do Centro Cultural Ministro Petrônio Portela de São João do Piauí. Para dar início, foi apresentada uma mensagem “O registro”, pela formadora Maria de Jesus, onde todos puderam refletir sobre, o que podemos fazer para melhorar a nossa prática de sala de aula.
Na sequência a coordenadora pedagógica, Minervina, falou sobre o Programa Gestar II, os objetivos, finalidades e modalidade do mesmo. Incentivando a todos a participar do curso da capacitação e sua importância para melhoria na qualidade da educação.
Em seguida a formadora Jesus, apresentou os slides esclarecendo sobre a proposta do GESTAR II.
O encontro transcorreu normalmente, com interesse por parte dos professores em participar do curso. Porém gerou um certo descontentamento por parte de alguns professores que sentiram muita dificuldade em conciliar o horário para os estudos individuais.

2ª Oficina Introdutória


A 2ª oficina introdutória aconteceu no dia 06/04/09. Iniciando cm uma dinâmica “Fonte dos desejos”, onde todos participaram e refletiram sobre a sua prática. Os cursistas estavam entusiasmados para conhecer a dinâmica do programa.
Foi entregue todo o material, em seguida os cursistas e a formadora realizaram a leitura do Guia Geral, esclarecendo dúvidas quanto ao andamento e atividades dos curso.
O momento oportunizou descontração e interação entre os cursistas.
Houve um grande interesse em participar do Gestar II.




3ª Oficina Introdutória
Dia 07/04/09 aconteceu a 3ª oficina com os professores de Língua Portuguesa, na Unidade Escolar Liberalina Paes Landim. Iniciamos o encontro com uma avaliação para diagnosticar as necessidades dos professores.Logo após a realização da avaliação, a formadora fez uma explanação da Unidades 9 e 10 da TP3, relatando sobre os gêneros textuais, onde a mesma esclareceu os objetivos a ser alcançado em cada seção. Para dar continuidade os trabalhos, a formadora explicou sobre a lição de casa, nas seções avançando na prática.
Apesar da maioria dos professores mostrarem descontentamento devido o tempo ser muito pouco para os estudos individuais, devido a carga horária de trabalho tomar todo o tempo, mesmo assim o encontro foi bastante proveitoso, pois os cursistas estavam empolgados como curso.


REGISTRO DA 4ª OFICINA

A quarta oficina aconteceu no 20/04/09, na Unid. Esc. Liberalina Paes Landim, iniciando com a leitura e discussão do texto: Gêneros Textuais:definição e funcionalidade, onde os cursistas participaram da leitura e como também todos discutiram com muito empenho as idéias do texto. Continuando o trabalho a formadora, propiciou aos professores oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática, onde os mesmos relataram as atividades desenvolvidas em sala de aula, demonstrando ainda, bastante dificuldade para a transposição em sala de aula, devido o baixo nível de conhecimento dos alunos. Nesse momento da oficina houve muita troca de experiências, pois cada cursista teve a oportunidade de observar a transposição didática do colega e assim melhorar e enriquecer a sua metodologia. As dificuldades foram elucidadas com a orientação da formadora e sugestões do colegas.Pra dinamizar o encontro , os professores produziram e apresentaram alguns textos em cordel.
Na terceira parte da oficina foi realizada uma atividade de leitura, interpretação e produção de textos visando a análise , caracterização e classificação dos gêneros textuais realizados nos exemplos, onde os grupos escolheram qual texto desenvolver a atividade, onde os mesmos discutiram sobre a importância do gênero poético nas nossas vidas, como também sobre o fato de a poesia não pertencer apenas aos livros clássicos. Para concluir os trabalhos coletivos, os grupos expuseram aos outros seus resultados e propostas de atividades a serem implementadas em sala de aula.
Finalizamos o encontro com avaliação do dia de trabalho e sugestões para o próximo, a formadora fez algumas provocações relacionadas aos assuntos das próximas unidades da TP3.




REGISTRO DA 5ª OFICINA


Nossa quinta oficina aconteceu no dia no 25/04/09, na Unidade Escolar Liberalina Paes Landim, onde os professores e a formadora se reuniram para discutirem e dar início
A elaboração do projeto, a ser implementado em sala de aula, e parte integrante do Programa Gestão da Aprendizagem. Para iniciar o dia de trabalho realizou-se a leitura do texto “A importância do Entusiasmo”. Para dar continuidade os professores fizeram observações relacionada aos problemas que estão causando o baixo desempenho dos alunos, a vários temas onde todos fizeram opção pelo tema“ É Lendo que se aprende a ler.

REGISTRO DA 6ª OFICINA

Dia 04/05/09 aconteceu a 6ª oficina na Unid. Esc. Liberalina Paes Landim, com o tema sequências tipológicas e classificação de gênero. No primeiro momento houve a leitura e discussão do texto “Descrição e Dissertação, a formadora e os professores cursistas fizeram algumas reflexões relacionadas ao mesmo. Para dar continuidade comentou-se sobre as unidades 11 e 12 da TP3, observou-se o grande interesse dos professores em ver todo o material, pois o mesmo é de grande aproveitamento. Apesar de, ainda alguns professores reclamarem de não ter tempo para os estudos individuais.
Na segunda parte do encontro foi o momento em que os professores demonstraram com foi a sua transposição didática em sala de aula onde cada um relatou os seus avanços e dificuldades dos seus alunos.
No terceiro momento os cursistas formaram grupos para trabalhar o texto humorístico “O salário mínimo de Jô Soares”, onde o mesmo foi lido em voz alta por cada grupo de estudo. Em seguida a formadora deu algumas orientações, como referencial de trabalho, para que os mesmos buscassem o objetivo proposto que era o de analisar o texto e identificar seqüências tipológicas e caracterizar as condições sócio-comunicativa de sua produção. Logo depois houve a socialização dos trabalhos coletivos, onde todos fizeram as suas colocações com relação ao estudo sobre o texto.
Os professores avaliaram o encontro como bastante proveitoso, pois lhes proporcionou momentos interativos e enriquecedores de experiências.
Para finalizar, a formadora provocou algumas curiosidades com o tema LETRAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário