quinta-feira, 25 de junho de 2009

REGISTRO DA 7ª OFICINA

A sétima oficina aconteceu no dia 18/05/09 na Unid. Esc. Liberalina Paes Landim, iniciando com o filme Escritores da Liberdade, em seguida realizou-se uma comparação entre o filme e o texto “De como se constituiu a questão, onde o filme eo texto “De como se constituiu a questão (ampliando nossas referências),onde o filme, a leitura e a discussão foram bastante proveitosos, pois tanto o assunto tratado no filme , quanto no texto , estão presentes no dia a dia de cada professor, todos perceberam que realmente para ensinar e aprender a ler e produzir textos, é preciso estabelecer uma relação entre o fazer de sala de aula e os usos da escrita no cotidiano do resto da sociedade. Em seguida foi momento em que os professores sistematizaram a transposição didática, em sala de aula, foi um momento de muita troca de experiências, pois cada um ficou atento á apresentação dos demais. Observou-se que alguns professores ainda sentem muita dificuldade para desenvolver as atividades, mas com muito esforço os mesmos conseguem realizar satisfatoriamente.
Na terceira parte da oficina os professores planejaram uma atividade de exploração do poema Cidadezinha Qualquer para realizar com seus alunos, os mesmos escreveram as situações e perguntas para propor a seus alunos. Em seguida foi realizado a socialização dessas situações e perguntas.
Finalizamos o encontro com a avaliação do dia, onde foi relatada a riqueza de conhecimentos e aprendizagens adqueridas no dia. A formadora fez algumas provocações relacionadas aos assuntos das unidades 15 e 16 da TP4.



REGISTRO DA 8ª OFICINA


A oitava oficina aconteceu no dia 25/05/09, na Unid. Esc. Liberalina Paes Landim, onde os professores se reuniram para dar continuidade a elaboração do projeto, a ser implementado em sala de aula. Iniciamos com a leitura e reflexão do texto “Filtro Solar” de Pedro Bial. Em seguida foi feita a leitura e discussão de textos relacionados a temática, pesquisados pela formadora e professores, ficando definidos os textos que darão base a todas as ações desenvolvidas no projeto, onde definirão os passos a serem seguidos no próximo encontro de elaboração do desenvolvimento do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário